Doenças
Catarata

O que é a catarata?

É a alteração de transparência da lente natural do olho que se chama cristalino. Dessa forma, diminui a entrada de luz e a qualidade de visão, fazendo com que o paciente enxergue sem nitidez, com aspecto "nublado".

O que pode causar a catarata?

A causa mais comum é a própria idade avançada. Existem fatores como o uso de alguns medicamentos (principalmente corticoides), traumas e inflamações podem acelerar o desenvolvimento da catarata

Como diagnosticar a catarata?

O diagnóstico é feito através exame oftalmológico completo onde se consegue graduar a catarata e avaliar se ja é o momento de se realizar a cirurgia. Exames como biometria (que avalia qual a melhor lente para se colocar dentro do olho) e microscopia especular (que exclui algumas doenças de córnea) permitem uma maior segurança para a cirurgia. O mapeamento de retina possibilita uma avaliação completa e uma melhora classificação desta catarata para ter uma cirurgia mais segura.

Tem tratamento?

A cirurgia é a única forma de tratamento. Neste procedimento o paciente tem sua catarata removida e é colocada uma lente (que não dá alergia ou rejeição) no local. A cirurgia é realizada, geralmente, com uso de colírios para anestesia e com o paciente acordado, sendo um procedimento praticamente indolor. Este é liberado no mesmo dia, não necessitando dormir em hospital. No pós operatório o paciente tem que fazer repouso e usar os colírios adequadamente, tendo sua visão normalizada rapidamente.