Doenças
Glaucoma

O que é glaucoma?

É uma doença silenciosa que acomete inicialmente a visão periférica e, se não tratada, acaba levando a cegueira. Na grande maioria das vezes o paciente não percebe nada de diferente, não procurando o seu oftalmologista em fases precoces. 

O que pode causar o glaucoma?

O glaucoma tem como um dos principais fatores de risco a genética. Dessa forma, pessoas com glaucoma na família  tem uma chance maior de evoluir com glaucoma. Fatores como hipotensão arterial sistêmica, diabetes, miopia e córnea com espessura fina tambêm sao fatores de risco para o glaucoma.

Como diagnosticar o glaucoma?

O diagnóstico é realizado com associação de alguns fatores como pressão ocular alta (avaliado pela tonometria, curva tensional, teste de sobrecarga hidrica para tonometria), alteração do nervo optico (através do mapeamento de retina ou com analise mais profunda com o OCT). A espessura da córnea é fundamental para diagnóstico pois caso a córnea (córnea mais fina é um fator de risco para doença). O campo visual demostra lesões avançadas do glaucoma e possibilita acompanhamento durante o tratamento.

Tem tratamento?

O tratamento é realizado com uso de colírios. Em alguns casos em que não tem boas respostas ao uso do colírio pode-se tentar tratamento com laser e cirurgias. Estes pacientes devem ser monitorizados com frequência para tentar evitar a progressão da doença.