Doenças
Hemorragia Vítrea

O que é a hemorragia vítrea?

É o sangramento que pode ocorrer para dentro do gel vítreo. Ele ocasiona baixa de visão (com sensação de mancha escura, "moscas" ou "cobras" no campo de visão)

O que pode causar?

A retinopatia diabética é a principal causa de hemorragia vítrea. Existem algumas causas de hemorragia vítrea como trauma, roturas, descolamento do vítreo posterior, neovascularizações (secundária a oclusões e outras causas) que também podem gerar o diagnóstico diferencial.

Como diagnosticar?

O mapeamento de retina é fundamental para localizar a hemorragia vítrea e sua possível causa, permitindo o planejamento do tratamento. O ultrassom é um exame que permite uma melhor avaliação quando existe opacidade de meios.

Existe tratamento?

O tratamento vai depender da causa da doença. Pode-se esperar a absorção do sangramento e iniciar tratamento com laser ( a depender da causa) para evitar novos sangrentos ou optar para cirurgia caso a hemorragia seja muito densa ou antiga. A cirurgia para estes casos é a vitrectomia.

Na cirurgia de vitrectomia é realizada a retirada do sangue (que atrapalha a visão) e realizado o laser retiniano para que evite-se novo sangramento. Alguns pacientes necessitam aplicação de remédios no olho no mesmo ato operatório para otimizar o resultado e melhorar a visão do paciente. Este é um tratamento padrão e que melhora bastante a visão dos pacientes.