Doenças
Olho seco

O que é olho seco?

É uma alteração da lubrificação dos olhos representado pela diminuição do poder da lágrima causando ardor, queimação, coceira, vermelhidão, sensação de corpo estranho, lacrimejamento(produção de muita lágrima, mas de qualidade insuficiente). Esta é uma queixa frequente nos consultórios oftalmológicos.

Quais as causas?

O olho seco pode ser causado tanto por fatores ambientais como ar condicionado, ventilador, andar de carro com vidros abertos ou de moto, uso prolongado de computadores e celulares, fazendo com que exista perda da porção aquosa da lágrima. Ele também pode ser causado por problemas sistêmicos como doença de Sjogren, lúpus, artrite reumatóide entre outras doenças. Outra causa é a inflamação das glândulas palpebrais que produzem parte da lágrima.

Como diagnosticar?

O diagnóstico é feito através dos exames oftalmológicos como biomicroscopia, teste de Milder e teste de Schirmer.

Tem tratamento?

O tratamento geralmente é realizado com uso de colírios, sendo alguns casos graves necessitando de cirurgias ou remédios via oral para melhorar os sintomas do paciente.

O tratamento da doença de base (doença de Sjogren, lúpus, artrite reumatóide entre outras doenças reumatológicas), se existente, é fundamental para ter melhoras nas queixas do paciente.